Thursday, February 26, 2015

PROFMAT na UDESC/Joinville

A UDESC, através do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas em Joinville passou a integrar, a partir de 2015 o PROFMAT, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. 

O PROFMAT é  um programa de pós-graduação stricto sensu em Matemática, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e conduzindo ao título de Mestre. Ele tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no Ensino Básico, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática.

O PROFMAT é um curso semipresencial, gratuito, realizado por Instituições de Ensino Superior associadas em uma Rede Nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ele é coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O pólo da UDESC Joinville oferecerá 20 vagas,  para o programa que se inicia em maio de 2016.   A classificação se dará de acordo com o desempenho no ENA. Candidatos dem ser portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação ou estudante de curso superior cujo diploma venha a ser emitido, no máximo, até a data de início das matrículas. 

Bolsas da Capes podem ser concedidas a professores de matemática da rede pública (municipal ou estadual).

As aulas ocorrerão aos sábados. 

Discentes classificados no Exame Nacional de Acesso que sejam professores em exercício em sala de aula das redes públicas de ensino podem ser contemplados com bolsas de estudo da CAPES. O valor e o número de bolsas disponíveis são definidos por portaria da CAPES, que será divulgada no sítio do PROFMAT (http://www.profmat-sbm.org.br). A quota de bolsas em cada Instituição Associada fica definida no Edital do Conselho Gestor relativo ao Exame Nacional de Acesso. A distribuição de bolsas de estudos, em consonância com os requisitos determinados pela CAPES, se dá pela classificação dos candidatos no Exame Nacional de Acesso, até o limite da quota de bolsas em cada instituição associada.


Alguns links importantes: 

No comments:

Post a Comment