Wednesday, July 19, 2017

ENA 2018 PROFMAT

Foi publicado o edital para o Exame Nacional de Acesso 2018 (ENA 2018).

  1. Inscrições: 01 de agosto a 15 de setembro de 2017 até as 17h.
  2. Local:  21 de outubro de 2017, das 14h às 17h, em sala do CCT da UDESC em Joinville, a ser anunciada. 
FAQ: (Veja também as respostas para perguntas frequentes no site oficial do PROFMAT)
  1. Quem pode fazer o exame?
    R: Qualquer cidadão portador de diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC.
  2. Há quotas para professores de matemática da rede pública?
    R: Não.
  3. Estudantes de última fase de um curso de graduação podem fazer a prova?
    R: Sim. O certificado de conclusão, no entanto, deve ser apresentado no momento da matrícula, em fevereiro de 2018.
  4. Há bolsas de estudo?
    R: A princípio sim, para professores efetivos de matemática em exercício na rede pública. Nas duas edições de admissão na UDESC o programa foi capaz de atender completamente a toda a demanda de bolsas.
  5. Qual é o objetivo fundamental do programa?
    R: Formar professores com melhor conhecimento de conteúdo da matemática e suas aplicações, proporcionando um ensino de matemática  mais atraente e de melhor qualidade a estudantes do ensino básico.
  6. Onde obtenho material para estudar para o ENA?
    R: Veja os primeiros posts deste blog referentes a um curso preparatório ocorrido em 2015 e gabaritos de provas anteriores.
  7. O programa é grátis?
    R: Sim.
  8. O que é um mestrado profissional?
    R.: "Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002). Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é responsável por regular a oferta de programas de mestrado profissional por meio de chamadas públicas e avaliar os cursos oferecidos. Referência: Portal CAPES.
  9. O que é o PROFMAT?
    R: O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O Profmat surgiu mediante uma ação induzida pela Capes junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM. O Profmat visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente em cinco escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência. Veja informações adicionais neste relatório.
  10. Qual é a avaliação da CAPES do PROFMAT?
    R: O Profmat foi recomendado pela Capes, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).
  11. Quais são as intituições associadas?
    R: Veja aqui a lista completa. 

No comments:

Post a Comment